top of page
Buscar
Foto do escritorLuiza Utzig Modesti

Sua liderança é resultado do que você tem criado ou do que você tem tolerado

Atualizado: 8 de fev. de 2021


Existe algo ao redor da liderança que se chama sistema. Um sistema é a forma como um processo é organizado, como elementos diferentes são intelectualmente organizados. Os sistemas são criados para, repetidamente serem usados em fluxos que nos trazem algum tipo de resultado.


Todo líder possui o seu próprio sistema.


Você pode alegar “Não, eu nunca parei para criar o meu próprio sistema de liderança”, mas acredite, isso já é um sistema.


Uma prova disso é você lembrar em como os mesmos ou parecidos problemas têm voltado para você em diferentes situações. Vira e mexe, muda a pessoa, a circunstância ou o tempo e sem perceber o mesmo problema volta para ser resolvido na sua mesa. A raiz desse problema, ou seja, a causa principal é a descrição do seu sistema atual de liderar.


A questão pontual que eu quero tratar aqui é: todo sistema é resultado do que você cria ou do que você tolera.


Olhe para esse sistema que hoje você opera e observe:

  1. Qual resultado indesejado eu não quero mais receber através da minha liderança?

  2. Esse resultado tem sido consequência de algo que eu crio ou de algo que eu tolero?

  • Se é algo que eu crio, qual comportamento/atitude irá substituir o atual na próxima oportunidade?

  • Se é algo que eu tolero, como será meu novo posicionamento quando isso aparecer na próxima vez?


  1. Qual a maior dificuldade para eu mudar essa rota?

  2. E o que posso fazer para me encorajar a trocar esse sistema?


Vou dar um exemplo para te levar à prática.


Você é um líder que tem dificuldade em delegar. O seu time, por vezes, está se tornando intelectualmente fraco pois não recebem estímulos para operar situações novas, já que quase tudo fica debaixo das suas asas.


(problema) Por diversas vezes você tem que resolver problemas de não cumprimento de prazo.


(sistema) Porque tem dificuldade em delegar o processo ou parte dele.


(tolera) Você pode estar tolerando uma entrega mais ou menos das pessoas do seu time - por não acreditar no desenvolvimento deles, por estar viciado em “colocar a mão em tudo”, por estar com as pessoas erradas trabalhando pra você, por não dar feedback.


(cria) Você pode estar criando a falsa crença de ser super produtivo porque a cada semana que passa precisa trabalhar mais para entregar o mesmo resultado. Isso te alimenta, sustenta tua necessidade de auto reconhecimento e você nem permite que as pessoas tentem te ajudar a melhorar o que você entrega.


(dificuldade) – percebo que o meu sistema é resultado de eu não acreditar no desenvolvimento das pessoas que estão comigo e que a minha dificuldade é exercitar a confiança com a minha equipe. Ou seja, eu tolero entregas ruins e prefiro fazer sozinho.


(encorajar) – na próxima entrega que tivermos que fazer, escolherei uma pessoa da minha equipe para operacionalizar e deixarei claro o resultado esperado, tirando literalmente a mão da execução e combinando um prazo que me deixe confortável para conferir antes da entrega. Neste tempo de operação, eu não me envolverei – como um compromisso pessoal a ser seguido. Aos poucos, aprendo a confiar na operação dos outros e passo a dar feedback sobre um resultado construído por eles, aumentando a capacidade de entrega e estimulando minha equipe a aumentar sua performance.


Como líderes temos com certeza algo em comum, diante de tantos sistemas diferentes vividos por aí: queremos resultados melhores todos os dias.

Então, invista em melhorar o seu próprio sistema.


Luiza Utzig Modesti

Fundadora e Faciltadora da Três Facilitação e Desenvolvimento Humano Gestora Empresarial


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page