top of page
Buscar
Foto do escritorAnderson Sulchinski

SÓ SE CONECTA QUEM SE EXPÕE


Fala a verdade, você consegue manter o mesmo padrão de naturalidade e expor quem você é quando está em uma conversa entre amigos da mesma forma quando está em uma reunião importante ou liderando sua equipe? Eu não estou falando que você precisa ser informal, falar de qualquer forma, meu foco aqui é despertar um olhar para a autenticidade, isso porque quando estamos em situações profissionais como essa, quando temos que conduzir um momento ou falar com um grupo de pessoas, o normal é que seja ligado o MODO APRESENTADOR.


Neste modo apresentador, você reforça o cuidado com seu tom de voz, com o que é dito, em reforçar a autoridade, em provar por A+B que a sua solução é a ideal pois você já estudou todas as técnicas e todos devem ter máxima confiança em você. Excelente, né!? Se não fosse robótico, sim.


O medo de se mostrar vulnerável por vezes trava a demonstração maior da nossa naturalidade, que consequentemente trava a nossa conexão com os demais. Você se conecta a partir do momento que percebe no outro a disposição de reconhecer suas fraquezas. Posso te trazer uma comprovação: De acordo com o DataAnderson, existe 99,9% de probabilidade de você ter desenvolvido real confiança com a pessoa que você considera seu principal amigo ou amiga a partir do momento em que AMBOS estiveram dispostos a mostrar suas vulnerabilidades e assim continuar a expor suas ideias sem a necessidade de excesso de cuidado com as palavras. Por que seria diferente com a sua equipe?


É lógico que é inspirador e passa uma segurança incrível quando você transmite domínio técnico, quando você realmente sabe daquilo que está falando, mas a conexão está no passo adiante, quando você não precisa ter uma preocupação excessiva em parecer perfeito. Quando o seu principal objetivo é gerar conexão com os demais, o tema de casa precisa estar pronto, que é a auto conexão, não há como influenciar o outro sem conhecer a si mesmo. Por mais que seja gostoso ouvir alguém com uma fala fluída transmitindo uma mensagem, mais interessante ainda é entender que você se conecta com aquele ser.


Inspirar os demais é resultado de diversos fatores, longe do jargão de "não conheça seus heróis" as pessoas precisam te conhecer por completo, só assim vão perceber congruência das suas atitudes com as suas palavras, se existe uma quebra de confiança nesse trajeto é porque a idolatria estava apenas na imagem e não na essência. Porém você não vai ganhar apenas com uma boa oratória, a inspiração vem da conexão gerada, para isso acontecer você precisa perceber a qualidade da sua escutatória.


O ato de inspirar, de despertar o entusiasmo em alguém, de encorajar a pessoa para algo vem de estar alinhado com o que de fato são as necessidades de seus liderados, aquilo que vá de acordo com os seus valores, essa clareza só se tem com uma boa dose de escuta e com um tempero de perguntas certas, o resultado é que você consegue captar muito além das palavras, você chega no coração das pessoas. Como você chega neste ponto? Fazendo com que as pessoas confiem em você. Como você faz com que as pessoas confiem em você? Se conectando com elas. Como você desperta essa conexão? Se expondo. Só se conecta quem se expõe. Simples? receba agora meu sonoro NÃO.


Se expor é uma barreira, para isso no papel de liderança você precisa normalizar a vulnerabilidade, sendo exemplo, fomentando com que as pessoas estejam abertas a se conectar por quem de fato elas são. Se for difícil começar pelos erros, eu te proponho um desafio, para isso vá além da primeira resposta, aquela que você provavelmente daria para ser aceito e promova essa pergunta para sua equipe: O que te diferencia como essência? Talvez isso abra aquela cortina de fumaça que estava ali durante décadas e que ninguém tinha coragem de comentar, com um espaço livre, todos manifestam suas reais necessidades e como se sentem sobre quem realmente são e o que demonstram ser no ambiente corporativo, e aos poucos a autenticidade passa ser a regra maior.


No fim das contas, tudo que importa é quem está ao seu lado e o quanto você demonstra a importância de cada um em meio a esse processo, não apenas por números, que são extremamente importantes, mas por uma liderança íntegra.


John Maxwell fala da importância da gratidão, e nos dá um aviso de lembrança: VOCÊ PRECISA SE EXPRESSAR, gratidão oculta não fará ninguém se sentir melhor.

ANDERSON SULCHINSKI Apaixonado pelo poder da comunicação e como ela pode mudar o mundo. Fundador da Faz que Acontece e Associado da Três Facilitação e Desenvolvimento Humano


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page